Preocupações ambientais orientam desenho de escola infantil na França

Preocupações ambientais orientam desenho de escola infantil na França

07/06/2019

A escola infantil La Ruche, projetada pelo escritório parisiense Tracks Architectes, foi concluída no final de 2018 após rápida execução que durou cerca de 10 meses. Por estar localizada no centro de Perthes-en-Gâtinais, cidade ao sul de Paris e próxima ao Parque Natural Regional do Gâtinais, a construção respondeu demandas ambientais e preocupou-se em reduziu perturbações do canteiro de obra.

Térrea e edificada em estrutura e revestimento de madeira, a escola é formada por uma sequência de salas. Os ambientes permitem criar identidades volumétricas distintas, com larguras e alturas variáveis ​​em função do programa. No interior, janelas e claraboias permitem a entrada de luz natural que resultam em ambientes claros e quentes. Os telhados inclinados a 45° reverberam a iconografia da casa que uma criança poderia desenhar, simples e gráfica.

Nos frontões há figura de insetos criados com pregos, que identificam os diferentes programas. Alguns volumes são constituídos por telha translúcidas, que acompanhadas de um piso de pedra, estabelecem a transição entre salas de aulas e o pátio. No fundo, há uma horta utilizada de maneira pedagógica. O projeto também previu a coleta de águas pluviais.

Fotos: Guillaume Amat

 



Casa do Bomba

por Sotero Arquitetos



Studio SC

por Studio MK27



Casa de Fim de Semana

por spbr arquitetos


Newsletter