Estande imobiliário na China pode ser reaproveitado
12/06/2019
Localizado em Puyang, na China, este projeto teve o programa como desafio: um estande imobiliário. Batizado de Longfu Life Experience Center, o trabalho foi realizado por Luo Yujie, arquiteto do LOU Studio, que propôs uma estrutura reaproveitável, de construção rápida e limpa. A proposta “verde” agradou o incorporador, que constrói condomínios de residências sustentáveis, por refletir a postura da empresa.
O pavilhão é de madeira e aço, com fechamentos em vidro. A concepção modular, baseado em quadrados de 8 x 8 metros com um pilar decagonal central, permite que futuramente o edifício seja ampliado, cortado ou montado de diferentes maneiras. Além disso, ele pode ser desmontado e reaproveitado, tantos em novos pavilhões quanto em outras construções.
A infraestrutura elétrica e hidráulica ocupa o interior dos pilares, facilitando sua instalação e manutenção. Estruturalmente, cada módulo pode ser independente mas a combinação de vários módulos torna a construção mais estável.
O uso de métodos construtivos simples tornou possível que trabalhadores sem habilidades específicas montassem o estande, cuja pré-fabricação e a montagem levaram somente 49 dias. Além das peças de madeira – com até dois metros –, a estrutura necessitou de poucos elementos para ser consolidada, a exemplo das juntas metálicas e parafusos de aço.
(fotos: Jin Weiqi)