Diferentes tipologias em habitação social na França
28/05/2019
Localizado em Paris, este conjunto habitacional de interesse social agrupa 71 unidades. O projeto, criado em parceria pelos escritórios MAO Architectes e JTB Architecture, possui quatro blocos com duas linguagens distintas, que refletem as duas tipologias de unidades: junto à esquina e em sua diagonal foi implantado os blocos com seis andares, com apartamentos de um piso, e no restante do conjunto há dois volumes de quatro pisos, que abrigam apartamentos dúplex.
O conforto térmico, no verão e inverno, foi determinante na implantação: ocupando a periferia do lote, os quatro volumes conformam um jardim central que contribui para a insolação das unidades. Dependendo do andar do apartamento, para aumentar a disposição da luz do dia e enquadrar a paisagem urbana, as janelas tem aberturas verticais ou horizontais.
As unidades, que variam de um a três quartos, apresentam diferentes orientações. Quase todos ambientes possuem sacadas ou balcões, voltadas para a rua ou para o pátio central.
Além disso, o conjunto propõe estender o espaços públicos até o jardim central, privado. Os acessos se dividem por três ruas diferentes. Os espaços compartilhados, como salões comunitários, bicicletário, hortas e decks, ocupam o térreo.
(Foto: Luc Boegly)
(Foto: Luc Boegly)
(Foto: Luc Boegly)
(Foto: Luc Boegly)
(Foto: Luc Boegly)
(Foto: Luc Boegly)
(Foto: Luc Boegly)
(Vista 61 Avenue Henri Barbusse)
(Planta térreo)
(Planta 1 paviemento)
(Planta 5 pavimento)
(Planta duplex)