Carlo Ratti propõe vinícola urbana em Milão
27/05/2019
O escritório Carlo Ratti Associati venceu um concurso internacional que estimula equipes criativas a pensarem concepções urbanas inovadoras, resilientes e sem uso de carbono.
Com execução a ser iniciada no final de 2019, o projeto propôs um edifício híbrido, que integra um centro de pesquisa e um vinhedo urbano, com as parreiras ocupando trechos inclinados com 200 metros de extensão e que conectam a rua ao topo do edifício. O percurso será aberto ao público criando um caminho para pedestres, convidando os visitantes a passeiam pela espiral verde, que percorre uma sequência de terraços e estufas destinadas a agricultura urbana e cultivo hidropônico.
Além da vinícola, o novo edifício contempla um restaurante no térreo, escritórios de alta tecnologia nos andares superiores e instalações para o principal centro de pesquisa molecular e oncológica do ICOM, incluindo salas de terraço para os pesquisadores.
O prédio foi desenvolvido junto com o grupo Convivio, a quarta maior empresa imobiliária da Europa que captaliza projetos afim de criar um campo de produção dinâmica, sustentável.
Organizado pelo C40 de Grandes Lideranças do Clima, o concurso foi batizado de Reinventing Cities e identificou 31 espaços subutilizados em 14 cidades. Batizado de Vitae – vida em latim e vinha em italiano –, o projeto está localizado em um terreno vazio na Via Serio, na região sul de Milão, próximo a Fondazione Prada.